NIARA DO SOL – Horta Dja Guata Porã

Indígena e filha de indígenas, Arlinda é conhecida por todos como Niara do Sol. 

Desde sempre, uma cultivadora. Aprendeu desde cedo a cultivar o cuidado com o outro, seja ele planta ou animal, e teve, desde a infância, uma educação aliada ao conhecimento da terra, suas plantas e seus usos.

Atualmente, atua principalmente dentro de museus e espaços culturais. Mas, há apenas 3 anos, tomou uma nova iniciativa: liderar a Horta Comunitária Dja Guata Porã.

Na horta  são desenvolvidas ações voltadas para o cultivo e criação de hortas urbanas; oficinas e atividades sobre usos culinário e medicinal de plantas e ervas; cursos de simbologia nativa e heiki; doação de alimentos e ervas para os moradores do condomínio Minha Casa Minha Vida Zé Keti; de contações de histórias, brincadeiras e jogos.

O projeto é mantido por vaquinhas e doação de parceiros e amigos e por participações em eventos. Atualmente devido a pandemia, o projeto tenta gerar renda a partir de editais da cultura e de organizações com fins sociais.

Ficou com vontade de conhecer? Desfrute da Horta Dja Guata Porã no endereço: Frei Caneca 441, Bloco 15, Aldeia vertical. 

Procure também nas redes sociais: @djaguatapora

Niara foi uma das potentes vozes selecionadas para o primeiro módulo do programa Vozes do Território. Além do financiamento não reembolsável, ela recebeu um conjunto de mentorias com o objetivo de qualificar a gestão do seu negócio.